Diálogos Reflexivos

Este blog é um registro de diálogos reflexivos acerca da Docência Online, mediados pela professora e pesquisadora em processo de Doutoramento, Maria da Conceição Alves Ferreira. São construções para possível desenvolvimento (abrindo o leque da diversidade das experiências vividas pelo grupo em EaD) de propostas alternativas validadas como futuras ações. Além, é claro, de breves reflexões sobre a aprendizagem colaborativa, dialogando, co-criando, colaborando e com(partilhando)...

Educadores criticam termo ‘Educação a Distância’

Uma mesa em especial atraiu o público que participava do Ciaed, em Fortaleza, na tarde de terça, dia 29 de setembro. Com o título Educação sem Distância, mostrava-se de fato instigadora, sobretudo pela participação de dois professores. Romero Tori, da Escola Politécnica da USP, foi objetivo bem no início de sua apresentação. “O nosso querido presidente da Abed, Fredric Litto, que me desculpe, mas discordo desse termo ‘educação a distância’. Para mim, ele destaca o que há de pior na modalidade, e não o que há de melhor, que são justamente as diferentes e ricas formas de interação”, provocou.

A proposta do polêmico educador, que incentivou a participação da plateia durante a sua apresentação, foi exatamente oposta: que a modalidade fosse chamada de ‘educação sem distância’. “Sei que esse é um termo que não vai pegar, mas acho que ele chama a atenção justamente para a solução, e não para o problema. E a solução, em qualquer modalidade de aprendizagem, é justamente derrubar as distâncias. E derrubar as distâncias é, na prática, fazer-se presente, isto é, possibilitar a interação, que cada ação tenha uma resposta, sobretudo na relação professor-aluno. É a interatividade que chama a sensação de presença. Posso me sentir próximo, acolhido, num ambiente de aprendizagem virtual. Ou isolado e solitário numa aula presencial, onde não haja interatividade”, explicou. No mesmo sentido, Vani Kenski, também da USP, destacou que, para a conquista da plena interatividade proposta por Tori, é preciso, sobretudo e como passo inicial, derrubar as distâncias hoje existentes entre todos os envolvidos nos projetos EAD, principalmente aqueles da área de execução. “É preciso promover a interação, o constante diálogo entre gestores, conteudistas, designers gráficos e TIs. Na verdade, em cada um desses setores e estágios, é como se formassem ilhas isoladas de profissionais, quase como um grande arquipélago que, no entanto, não se comunica”, afirmou a professora.

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Por Consinha...

"... experienciar possibilidades de pesquisa em colaboração por meios interativos digitais".