Diálogos Reflexivos

Este blog é um registro de diálogos reflexivos acerca da Docência Online, mediados pela professora e pesquisadora em processo de Doutoramento, Maria da Conceição Alves Ferreira. São construções para possível desenvolvimento (abrindo o leque da diversidade das experiências vividas pelo grupo em EaD) de propostas alternativas validadas como futuras ações. Além, é claro, de breves reflexões sobre a aprendizagem colaborativa, dialogando, co-criando, colaborando e com(partilhando)...

NUMB3RS | Para Flaviana, Fafá, Ione, Célia Franca, Luzia, Hélio, Edu, Fábio, Diana, Sílvio e Antonio Messias

De uns tempos pra cá, tenho assistido de maneira "viciada" a série NUMB3RS, drama policial focado em dois irmãos, um do FBI e o outro, um matemático muito fofo e meio nerd que o ajuda na resolução dos crimes. Pode parecer "absurdo", mas eu adoro!!! Se pudesse não perderia nenhum episódio! Bem, eu poderia continuar elogiando a série mas resolvi buscar outras opiniões... E vou deixá-las aqui para vocês. 

A série foi lançada em 2005 e em 2006, a Revista Superinteressante com o título Siga os números, através de Marcel Plasse, escreveu o seguinte:

"À primeira vista, matemática e trabalho policial parecem tão distintos quanto números primos. Mas, depois que CSI popularizou a ciência da investigação criminal, chega a vez de as equações e os professores universitários tomarem o espaço dos tiras machões na TV. Em Numb3rs, o crime é um problema matemático, solucionado numa lousa por um professor literalmente genial. Armado apenas com equações, o matemático Charlie Eppes resolve assassinatos, ataques biológicos, assaltos a bancos, encontra serial killers e crianças raptadas.
Bastidores: A série é exibida em faculdades de matemática nos EUA e foi parar em publicações científicas. Por causa disso, foi agraciada com o Carl Sagan Award por ajudar na compreensão da ciência pelo grande público."

Ah, tem outro fator totalmente positivo! A produção é dos irmãos Ridley e Tony Scott (Alien, Gladiador, Blade Runner, Hannibal e por aí vai). Quem quiser assistir a série, canal A&E, todo domingo às 20h (ainda passa a 3ª temporada, mas a CBS já estreou a 5ª). Para quem só se interessa por Matemática e Química, clique nos links abaixo e leia os trabalhos científicos com relatos de experiências didáticas, a partir da exibição dos episódios  de NUMB3RS:
Câmera Educação Matemática - Blog
Veja o video de apresentação da série, talvez a vontade de assistir apareça...

4 comentários:

Fabiane disse...

Pode ter certeza que, como fã de CSI, se tivese tv a cabo eu seria fã de Numb3rs também.
Para quem acha que Matemática é coisa de residente do Juliano Moreira, a série mostra a sua aplicabilidade no mundo real.
Deixo aqui um citação de Auguste Comte:"Toda educação científica que não se inicia com a Matemática é, naturalmete, imperfeita na sua base."

Fabiane disse...

Outras citações que gosto muito:

"A Matemática é o alfabeto no qual Deus escreveu o universo." Galileu
e
"Tudo é número." Pitágoras

Acho que estas citações justificam o sucesso da série. Abraços!

Marcelo Dias Alencar disse...

Vc me deu um ótima idéia. Vou baixar os episódios e preparar umas aulas bem legais. Tem vários sites que disponibliza a serie p download. Seu blog já está nos favoritos.

Abç

Marcelo Dias (RJ)

Paulo Sérgio disse...

Vc me deu ótimas idéias, trabalho com formação de professores e agora tenho inúmeras ferramentas para levantar quetionamentos e reflexões

Rita Portel Pará

Por Consinha...

"... experienciar possibilidades de pesquisa em colaboração por meios interativos digitais".