Olá amig@s!
Passeando pelo Caldeirão de idéias do Robson Freire, acatei a hora as sugestões de leitura de dois textos do Pedro Demo. Fiz essa leitura, de forma bem diferente de quando li, em outro momento, pela primeira vez. Não saía da minha mente, o comentário do amigo do Robson, Professor Luís Dhein: "Na minha opinião todos os professores que trabalham com tecnologias ou não, deveriam ler esses dois textos do Pedro Demo. São interessantes e nos trazem à tona uma reflexão realmente crítica, lúcida e fundamentada sobre as tecnologias na educação e também sobre o conhecimento na era virtual." E concordando com os grifos do Robson: "Os textos são simplesmente fantásticos e esclarecedores".
E ainda provoca com: 'Há passagens memorais nos textos' como "Aprende-se muito mal nas escolas e universidades não é por falta de “teorias”, mas, entre tantos tropeços, por conta do instrucionismo encardido (aula copiada feita para copiar, em especial mirada em apostilas) (Demo, 2008a), despreparo lancinante e desvalorização agressiva dos docentes, ziguezague secular das políticas educacionais, resistências do próprio sistema (Moe & Chubb, 2009), quase exclusividade da “universidade de ensino”, dificuldades notórias de “inclusão digital”, e assim por diante (Demo, 2004b). Estamos avançando nesta área mui lentamente, quase parando, à revelia dos saltos vertiginosos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e mesmo das expectativas do mercado liberal (Demo, 2009) ".
Se ficou 'instigado" como eu fiquei, clica nos links abaixo e faça uma leitura criteriosa...
Se ficou 'instigado" como eu fiquei, clica nos links abaixo e faça uma leitura criteriosa...
Texto 1
Conhecimento Rebelde e Enquadrado - Novas epistemologias virtuais à luz da história da Wikipédia
Texto 2
Educação e Novas Tecnologias - Sonhos e pesadelos
Boa reflexão a tod@s!
0 comentários:
Postar um comentário