Diálogos Reflexivos

Este blog é um registro de diálogos reflexivos acerca da Docência Online, mediados pela professora e pesquisadora em processo de Doutoramento, Maria da Conceição Alves Ferreira. São construções para possível desenvolvimento (abrindo o leque da diversidade das experiências vividas pelo grupo em EaD) de propostas alternativas validadas como futuras ações. Além, é claro, de breves reflexões sobre a aprendizagem colaborativa, dialogando, co-criando, colaborando e com(partilhando)...

Avaliar... Eis uma questão complexa!


A unidade 1, do último módulo, já foi encerrada no curso Tutoria Online, mas tenho acompanhado os debates e agora as simulações também... O grupo já percebeu quantos desafios têm pela frente que, na verdade, são ótimas oportunidades... Espero que aproveitem. Afinal, quanta atenção necessária às inúmeras mensagens do fórum, à leitura dos textos-conteúdo, fórum social, tarefas, chats, glossários, diários, midiateca... A EAD exige muuuuuito de todos nós, tanto que às vezes fingimos ser super-heróis e claro, sem nenhum dos poderes que eles têm. E o tempo de dedicação??? Cansa realmente, mas o Moodle proporciona participações densas, interessantes, bem-humoradas, instigantes, surpreendentes... Além do aprendizado!
Acessei o nosso AVA e percebi a participação do grupo nas atividades de simulaçao. Fico muito feliz pois é a oportunidade para a "atuação" como docente online. Aprendi tanto com eles e sei que também estão aprendendo muito conosco (eu e as dedicadas colegas docentes: Natália, Dôra e Flaviana e a coordenadora Ana Paula). Esta última semana, fiquei (re) lendo as tarefas e percebi como é importante saber como o aluno chegou àquela resposta e que caminhos foram percorridos para isso. Então, (re) li também os fóruns das unidades anteiores... O percurso diz muito sobre o desenvolvimento das habilidades e das competências... É o processo. Mas "avaliar" é realmente uma ação complexa! Bem, se a sala de aula online já apresenta inúmeros desafios comunicacionais/pedagógicos, certamente novos desafios e especificidades na avaliação da aprendizagem online surgirão. Até fiz umas consultas a Consinha, pensem num porto seguro? É ela! Enfim, avaliei e teci comentários individuais acerca da tarefa "Mudanças na Educação". Fizeram excelentes textos analisando a expansão da Educação no contexto da Cibercultura e à luz das idéias de Pierre Lévy. Como sempre digo, Docência Online: desafio bom! Sem esquecer do amor Freiriano, claro!
Algumas sugestões de leitura:
PETERS, Otto. Didática do Ensino a Distância: experiência e estágio da discussão numa visão internacional. Tradução: Ilson Kayser. S.Leopoldo: Editora UNISINOS. 2001.
PRIMO, Lane. Avaliação de competências em cursos de EaD: Relato de experiência. Disponível em: http://www.senac.br/informativo/BTS/313/boltec313f.html.
SILVA, Marco (Org.) ; SANTOS, Edméa Oliveira dos (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação online. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2006. v. 1. 537p.

0 comentários:

Por Consinha...

"... experienciar possibilidades de pesquisa em colaboração por meios interativos digitais".