Diálogos Reflexivos

Este blog é um registro de diálogos reflexivos acerca da Docência Online, mediados pela professora e pesquisadora em processo de Doutoramento, Maria da Conceição Alves Ferreira. São construções para possível desenvolvimento (abrindo o leque da diversidade das experiências vividas pelo grupo em EaD) de propostas alternativas validadas como futuras ações. Além, é claro, de breves reflexões sobre a aprendizagem colaborativa, dialogando, co-criando, colaborando e com(partilhando)...

@filhadarosa no post da @nuriapons

Duas semanas difíceis, no contexto tecnológico, logístico e emocional... Que semana aborrecida, complicada, confusa... Aff, e vocês nem imaginam o quanto me esforçei! Casa cheia (essa é a parte boa), solenidade demorada, baile de formatura com banda, formandos, convidados e buffet (todos debaixo de uma forte chuva). Estacionamento distante e ter que andar de vestido longo e salto alto no piso  irregular e alagado do Parque de Exposições. Ninguém merece!
Na quinta-feira, 08/10, após tantas chuvas, houve uma queda de energia e o switch do Senac queimou. Sem rede no trabalho e, sem backup, como dizem os funcionários de TI, responder e-mail, acessar o AVA com o Vivo Zap e sinal ruim foi uma luta, e em meio a tudo isso, procurava o que fazer que não precisasse de internet. Os Cursos Online estão Offline! Ficamos reféns da internet. Na sexta, recebi a visita do meu filhote de coração, Pierre Dantas, ficamos no happy-hour daqui e conversamos muito acerca do Moodle. Quando cheguei em casa postei e twittei a novidade que ele contou. Dia 12/10? Chegaram mais visitas (estão até hoje).
Depois do feriado, volta ao trabalho, nada de switch, cursos offline... Contei a todos a possibilidade de inserir o Gtalk no Moodle. Mas, sem net? Enfim, às vezes parecia até que não ia conseguir sobreviver tanto tempo a essas "tempestades", conseguia alguns minutos de acesso leeeeeeento... Até a arquitetura do prédio (todo em ferro, concreto e vidro) impede o sinal wi-fi (segundo o pessoal de TI). Muito trabalho acumulado e mais uma série de implicações. Ah, e ainda está acontecendo a Feira do Empreendedor! Estamos na luta para vencer os desafios...

Por falar em desafios, lembrei do post que escrevi sobre a dupla de repentistas "Os Nonatos", vencedora do Desafio de Cantadores: "O planeta movido a internet é escravo da tecnologia'". Pronto!!! Foi como me senti: escrava da tecnologia.

Bem, mas o melhor disso tudo é que o meu tweet teve RT e agradecimentos!

@nuriapons muito boa a dica, instalei tks @filhadarosa GTalk no Moodle - instalação fácil fácil. http://migre.me/8MdZ por @pierre_gezus.

RT também de @SilMarq, @renataaquino, @rodrigovr, @mireia_m, @zeroig entre outros. Muito bom com (partilhar)!!! Mas não acabou aí... Hoje, de casa, acessei o blog da Núria, Comentando a Edu(c)ação e fiquei surpresa com o início do seu post sobre o Moodle:

"Li no twitter hoje um bela dica postada pela @filhadarosa de como instalar no Moodle o GTalk , muito fácil e prático. Divirto-me com o Moodle desde os idos 2003, e isto me fez lembrar de quando trabalhava no COGEAE da PUCSP...
Acessem e leiam o post, tem informações importantes, história de quem usa o Moodle há anos e suas vivências/conquisas com o AVA e a EAD Online.

Quem é Nuria Pons Vilardell Camas:
Doutora em Educação: Currículo (2008) PUCSP, Mestre em Educação no Ensino Superior (2002), possui graduação em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1985) , especialista em Leitura Crítica (UNESP - 2000), Processamento de dados (1980). Atualmente é Coordenadora Editorial da Revista E-curriculum (1809-3876), e da Revista Digital Art& , participa do grupo de pesquisa de Educação e Tecnologias da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora colaboradora do COGEAE - PUCSP no curso de Educação a Distância na Prática e do SENAC no curso de Pós-graduação Tecnologias na Aprendizagem e Planejamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Especialista de EAD da Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

0 comentários:

Por Consinha...

"... experienciar possibilidades de pesquisa em colaboração por meios interativos digitais".